Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

Mausoléu de Artigas

Mausoléu de Artigas

Os restos do conhecido “Pai dos Pobres”, o General José Gervasio Artigas descansam no Mausoléu construído para desejar um merecido tributo.

Merecido tributo a um prose latino-americano

Sua liderança o levou a ser admirado e respeitado em Latino América, frases como “Amar sua liberdade e de seres racionais: Perde-la e de covardes” o “Para mim e um dever proteger com minhas armas as livres determinações dos povos”, são um claro reflexo da causa a qual dedicou a maior parte da sua vida, e por isso que é considerado um prócer Latino-americano e Pai da Pátria Oriental  

No centro da praça independência em Montevidéu, esta erguida uma estrutura de este prócer, ambos os lados da mesma se observam uns escalões de granito preto que são as vias de acesso para o Mausoléu Artigas

Este recinto subterrâneo e um desenho sóbrio, elegante e cuidadoso e também um convite ao silencio e a meditação. 

Sobre as paredes do mausoléu se vem datas e atos históricos da vida de Artigas. Seu interior possui uma luz muito tênue, seu piso e de granito preto polido. Os restos do General Gervasio Artigas descansam em uma urna sobre um estrado e esta permanentemente custodiada por soldados do Corpo de Blandengues. 

A cerimônia do troco de posto constitui um espetáculo que atrai a atenção de todos os transeuntes este e admirado por quem vai visitar a Praça da Independência. 

Um pouco de historia…

O nome de Artigas está vinculado com as lutas a favor da independência do Uruguai e esteve ao serviço do povo, tanto com armas como com sua palavra. Foi deportado do Paraguai, país onde morreu em 1850, com 86 anos de idade.

Cinco anos depois da sua morte seus restos foram repatriados ao Uruguai. Os restos permaneceram no Panteão Nacional do Cemitério ate o dia 19 de junho do ano 1977 data em que foi inaugurado o Mausoléu.

Portanto os restos foram trasladados em diferentes etapas ao Edifício da Independência e ao Parlamento, e hoje voltam a descansar no Mausoléu Artigas.

1-mausoleo-de-artigas mausoleo-de-artigas

Leave a comment

You are commenting as guest.